ByPass Hole | ® António Azenha

N D Whistle | ® António Azenha

ByPass Hole e N D Whistle são fotografias de António Azenha (2020) que registam o work in progress de um dos “mundos” que irá integrar a série de esculturas sobre os elementos terra, fogo, ar e água, e que culminará com uma “instalação de mundos”.

A fotografia N D Whistle foi gentilmente cedida por António Azenha para fazer parte da imagem do novo site CRATERA. Convidámos o António para participar com esta imagem na inauguração da Cratera não só pela evidente associação das crateras presentes na fotografia ao nome do site, mas também pela expressividade que a matéria escultórica nos empresta enquanto imagem. Na fotografia, os contrastes revelam-nos os relevos-relevâncias, as texturas-contexto, e também: fissuras, brechas, dobras, porosidade, bainhas, sopros, assobios, passagens, paisagem, erupções…

A escultura tem 80x50x80cm e é feita de esferovite, de várias pastas e tintas acrílicas.

ANTÓNIO AZENHA

Licenciado em Pintura pela Escola Universitária de Artes de Coimbra e mestre em Comunicação Estética, pela Escola Universitária de Artes de Coimbra (EUAC). Foi comissário do LINE UP ACTION – Festival Internacional de Arte da Performance, nas edições de 2010, 2011, 2012 e 2013.

Performances 2019-2020

Pulsações Coloridas”- 22º SCUC, Salão da Frida, Coimbra; “Pré-nécter” – Museu do vinho, Anadia; “Poseidon’s attack” – XXI SCUC; “Cyborgmarmaid” Museu da Ciência, UC; “Mnemosine & Tártaro” –  CAPC; “Natura Viva”- CAE de Sever do Vouga; “Setor 64” – Festival Internacional de Artes Performativas Linha de Fuga.

Exposições plásticas Individuais/Coletivas 2019-2020

Instalação artística “Labirint(eus)” – 22º SCUC; “Oceanfalls” – Museu da água, Coimbra; “O meu lado feminino” – Fundação Dionísio Pinheiro, Águeda; “Perfeita Libação-Art transforming” – Museu do vinho, Anadia; Instalação Artística Oceanfalls – Museu da Ciência U. Coimbra.