Rosa Cisneros assina uma recensão crítica sobre o projeto BlackBox – Arts and Cognition financiado pelo ERC e dirigido pela Profª Carla Fernandes, Investigadora Principal no ICNOVA. A recensão publicada no International Journal of Performance Arts and Digital Media foca a vertente colaborativa do projecto, no estudo do conhecimento corporalizado de três coreógrafos – João Fiadeiro (Atelier Re.Al), Rui Lopes Graça (Companhia Nacional de Bailado) e Sylvia Rijmer (coreógrafa independente) -, através de metodologias da linguística cognitiva, das neurociências, dos estudos do gesto e performance, e das ciências computacionais.

No trabalho com Fiadeiro, destacam-se as animações infográficas capturando a estruturação do pensamento criativo do coreógrafo e sua equipa, e um documentário de uma hora sobre a peça de Fiadeiro O que Fazer Daqui para Trás (2016), realizado por Fernandes e Jürgens (2017). As sessões de ensaios contínuos com Lopes Graça deram origem a diversos artigos e a um documentário filmado em 360º sobre a composição coreográfica de Quinze Bailarinos e Tempo Incerto (Graça e Penalva, CNB 2016), com anotações coreográficas que tentam revelar a aquisição do conhecimento tácito presente nos corpos enquanto se definem as marcações entre bailarinos e coreógrafo. No universo de Sylvia Rijmer podemos entrar num ambiente tridimensional em Realidade Virtual, onde as metodologias de composição da coreógrafa são documentadas.

Cisneros considera que o projeto Black Box é “inovador, oportuno e visionário, contendo uma óptima mistura de Practice as Research (PaR) que informa o pensamento e exploração dos processos de anotação e coreografia”.

O site do BlackBox (actual Lab) tem múltiplos conteúdos para explorar; por exemplo, deixamos aqui o convite para ver o documentário Body Logic in Virtual Reality (Fernandes et al. 2019) que acompanha um dia no processo criativo de Sylvia Rijmer e três bailarinos, com recurso à Realidade Virtual.

Carla Fernandes editou o volume Multimodality and Performance (2016) no seguimento do projeto TKB: a Transmedia Knowledge-base for performing arts, projecto financiado pelo European Research Council. E está, neste momento, a finalizar a edição de um novo livro na sequência da conferência final do projecto BlackBox, onde serão também publicados alguns dos resultados mais relevantes do projecto BlackBox: Dance Data, Cognition and Multimodal Communication, a publicar pela Routledge, Taylor&Francis. 

Noticiamos também que Carla Fernandes foi, recentemente, contemplada com um financiamento europeu para o projeto WEAVE: “Widen European Access to Cultural Communities via Europeana“, num consórcio de oito países europeus, que terá início em Abril deste ano, e do qual iremos dando notícias no CRATERA.

Print Friendly, PDF & Email