LEC | WORKSHOP CAMPO DE VISÃO | Marcelo Lazzaratto

Terá início no dia 30 de janeiro mais um workshop organizado pelo Laboratório de Experimentação Cénica/LEC do ICNOVA, Universidade NOVA de Lisboa. Este workshop intensivo será ministrado por Marcelo Lazzaratto, que abordará o sistema improvisacional coral Campo de Visão, uma metodologia desenvolvida há mais de 30 anos e construída a partir da sua investigação no âmbito académico (UNICAMP) e artístico (Cia. Elevador de Teatro Panorâmico).

O workshop terá lugar no Colégio Almada Negreiros (NOVA FCSH), ao longo de  8 sessões, entre 30 de janeiro e 24 de fevereiro.

CONTEÚDOS

O workshop intensivo visa compartilhar os procedimentos até aqui desenvolvidos e instrumentalizar os interessados no sistema de improvisação “Campo de Visão”, que estimula o ator a compreender seu corpo como um corpo-percetivo.

Em linhas gerais, procura-se a ampliação da visão periférica e da perceção do outro, desenvolvendo a noção espacial, ativando e articulando um estado de concentração poética em que razão e sensibilidade se intersecionam livremente.

Promove-se a relação e reflexão sobre o binómio individualidade-coletividade, inspiradas na relação coro-protagonista das tragédias gregas e instiga-se os participantes a realizar o difícil, porque complexo, exercício de alteridade.

A partir da tragédia “Ifigênia em Áulis”, de Eurípedes, o workshop trabalhará os seguintes blocos:

• Relação movimento e ritmo;
  • Relação movimento e objeto;
  • Relação movimento e palavra;
  • Relação coro e protagonista.

DATAS E LOCAL

Workshop de 8 sessões, entre 30 de janeiro e 24 fevereiro:

• 30 Jan e 31 Jan
    9h às 12h
  • 06 Fev e 07 Fev
  • 13 Fev e 14 Fev
  • 22 Fev
  • 24 Fev
    12h às 17h

Local: Sala LEC/LAMCI, Colégio Almada Negreiros, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa.

Para mais informações contactar a investigadora do ICNOVA Miriam Freitas (miroska.souza@gmail.com)

Marcelo Lazzaratto é ator, professor e diretor teatral. Desde 2000 é Diretor Artístico da Cia. Elevador de Teatro Panorâmico, sediada em São Paulo, Brasil. É Professor Doutor e Livre Docente em Interpretação e Direção Teatral do curso de Artes da Cênicas da UNICAMP (SP, Brasil). Publicou entre outros os livros: “Campo de Visão: exercício e linguagem Cênica”, em 2011; e “Arqueologia de um Ator”, em 2022.