A primeira sessão dos Seminários online do ciclo Intimidades Públicas, Performance, performatividades e hibridismo, acontecerá no dia 23 de fevereiro pelas 17h, e terá como convidados Johannes Birringer e Miguel Bonneville.
Sessão via Zoom, com acesso através do link https://videoconf-colibri.zoom.us/j/96168619917
Programa online | 23 Fevereiro 2024
Johannes Birringer// 17h-18h e Miguel Bonneville // 18h-19h
Este ciclo, organizado pelas investigadoras Cláudia Madeira, Clara Gomes, Liz Vahia e Raquel Madeira (GI Performance & Cognição, do ICNOVA), procura suscitar o debate acerca das relações entre a Performance Arte e o conceito de Intimidade, aqui perspectivadas em diferentes dinâmicas: enquanto temática, questão central, ferramenta criativa, ou ainda sobre o espectro das relações íntimas – do privado ao público, até à relação artista-espectador. Mais informações aqui.
Johannes Birringer
Johannes Birringer é coreógrafo e media artist; co-dirige o DAP-Lab, criou inúmeras obras de dança-teatro, video-instalações e projectos digitais em colaboração com artistas da Europa, das Américas, da China e do Japão. É também o fundador de um laboratório intermedia anual realizado numa mina de carvão desativada no sudoeste da Alemanha (http://interaktionslabor.de). A sua última coreo-cenografia, “Mourning for a dead moon”, estreou no final de 2019. A obra de dança telemática “The River of noone” foi encenada online em 2022, e em setembro de 2023 executou a instalação “BirdSongTree Drawings” no KunstTreffPunkt Festival ao ar livre em Darmstadt. É autor, entre outros livros, de “Media and Performance” (1998), “Performance on the Edge” (2000), “Performance, Science and Technology” (2009) e “Kinetic Atmospheres” (2021).
Miguel Bonneville introduz-nos a histórias autoficcionais, centradas na desconstrução e reconstrução da identidade, através de obras que cruzam múltiplas áreas artísticas. Desde 2003, tem apresentado o seu trabalho nacional e internacionalmente, sobretudo os projectos seriados Family Project, Miguel Bonneville e A Importância de Ser. Recebeu o Prémio da Rede Ex Aequo (2015) pelos espectáculos Medo e Feminismos, em colaboração com Maria Gil, e A Importância de Ser Simone de Beauvoir. Estudou Interpretação na Academia Contemporânea do Espectáculo (2000-2003), tendo complementado os seus estudos com os cursos de: Artes Visuais na Fundação Calouste Gulbenkian/Programa Criatividade e Criação Artística (2006), Autobiografias, Histórias de Vida e Vidas de Artista no CIES-ISCTE (2008), Arquivo – Organização e Manutenção no Citeforma (2013), Cyborgs, Sexo e Sociedade na FCSH (2016), e Filosofia e Arte na Mute (2017), entre outros. Foi Director Artístico do Teatro do Silêncio (2018-2023), e fez parte do núcleo de artistas representados pela Galeria 3+1 Arte Contemporânea (2009-2013) e pela estrutura de dança contemporânea Eira (2004-2006).