A segunda sessão do ciclo online Intimidades Públicas – Performance, Performatividades e Hibridismo, terá como convidado André Luís Rosa e acontece no próximo dia 22 de março pelas 17h. Nesta sessão, André Luís Rosa apresentará em parceria com Madame Kahina, a performance online intitulada “Intimidades em Jogo”.
Sessão via Zoom, com acesso através do link https://videoconf-colibri.zoom.us/j/96168619917
Este ciclo, organizado pelas investigadoras Cláudia Madeira, Clara Gomes, Liz Vahia e Raquel Madeira (Grupo Performance & Cognição, do ICNOVA – Instituto de Comunicação da NOVA), procura suscitar o debate acerca das relações entre a Performance Arte e o conceito de Intimidade, aqui perspectivadas em diferentes dinâmicas: enquanto temática, questão central, ferramenta criativa, ou ainda sobre o espectro das relações íntimas – do privado ao público, até à relação artista-espectador. O projecto, reparte-se por diversa atividades como seminários online, workshop online e uma publicação em eBook que reunirá contribuições dos participantes nas actividades e/ou convidados. Mais informações aqui.
André Luís Rosa transita entre o teatro, a dança, a performance, a pedagogia e os saberes anticoloniais. Ator, dançarino, performer, iluminador e pesquisador das Artes da Cena e das Imagens em Movimento. É docente na Licenciatura em Teatro da Universidade Estadual de Maringá. Doutor em Estudos Artísticos (Estudos Teatrais e Performativos) pela Universidade de Coimbra/Portugal. Mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC/UFBA. Licenciado em Educação Artística (Teatro e Dança) pela UNESP. Seu percurso como docente de teatro, dança e performance inclui as Universidade Públicas UFBA, UFS, UFSM e UFRGS. Trabalha há mais de 25 anos com as artes da cena e do cinema, atuando em mais de 30 espetáculos e experimentos audiovisuais. Fundou o Movimento Sem Prega (Brasil/Portugal) e o Núcleo de Estudos e Criação Cênico-Visual (CNPq/UEM), ambos investigam as dimensões culturais, políticas, espirituais, sexuais/gendéricas e linguísticas, funcionando como uma estrutura laboratorial nômade em arte, educação e mediações tecnológicas. Apresentou seus trabalhos cênicos e ministrou oficinas e masterclasses em mostras e festivais no Brasil, Canadá, Portugal, Espanha, Bélgica e Grécia, dentre os quais se destacam: 2º Symposium Performance and Philosophy, Atenas/Grécia; Hemispheric Institute Performance and Politics of America – 5ª GSI Convergence, Toronto/Canadá; 3ª edição do OnLine Performance Festival Art, Programa Performance, Agora!, Coimbra/Portugal; Exposição Trabalha-Dores do Cu, Porto/Portugal ; I Festival Feminista do Porto/Portugal; Monstruosas: subpolíticas e descolonialidades – Pornífero Festival de Arte Pós-Pornô – Itinerância do Festival de Lima/Peru; Cortejo da Queima das Fitas, Universidade de Coimbra/Portugal; Festival Internacional de Teatro de Santa Maria, Festival Internacional Mujeres Creadoras, Espanha, Possui publicações de suas pesquisas em livros, revistas e periódicos nacionais e internacionais.
Madame Kahina. Bruxa Brasileira. Oráculo, Artista. Cartomante, Poeta, Dramaturga, Tradutora. Canalizadora da Bruxa Ursula Windmoon. Em 2023 coordenou a Oficina de criação de roteiros para Curta Metragens em Web Série, dentro do Núcleo de Criação de Roteiros do NEC-UEM, sob coordenação do Prof. André Rosa, transformando as histórias de amor recolhidas em seu trabalho com a cartomancia em Roteiros. Organizadora do livro “Histórias para quem dormir?” de Nicole Aun e Alessandra Rodrigues, pelo Movimento Atreva-se (2023), prefaciadora de “Histórias Extraordinárias fazem dinheiro” de Adriana Jorgge também em 2023 (sob pseudônimo de Ursula Ventaluna). Dirigiu 14 obras teatrais, dentre as quais “Navalha na Carne” de Plínio Marcos (2006, ganhador de 2 prêmios Braskem, direção e atuação – Bahia, 2007, com quatro indicações) e Desconcerto (ganhador do Prêmio de Melhor Ator para André Rosa no Festival de Ipitanga, BA, ano de 2009, e indicado às 12 categorias do Prêmio, Ganhador de melhor espetáculo), do espetáculo ‘Meninas, Corram!” decooreu o prêmio de melhor luz para André Luís Rosa (também em 2009). Professora Universitária da Escola de Artes Cênicas da UFBA, defendeu o mestrado: “Estudos da Performance, Ética e Pedagogia, Desconstruindo a Lei do Pai”, no ano de 2009. Tem suas obras, acadêmicas e teatrais, citadas em quatro trabalhos acadêmicos internacionais (Gisele Wolkoff, André Luiz Rosa – com o poema Ceratocone (2016), Gessé de Almeida Araújo, Ileana Rodrigues), e dezenas de citações em trabalhos acadêmicos nacionais (Alda Maria Abreu, Janaína Carvalho, Marcelo de Andrade Pereira, Renata, José Marcio Neroni Leite, Renata Cardoso da Silva, entre outros).