Novo ebook: Arte da Performance, made in Portugal de Cláudia Madeira. Uma aproximação à(s) história(s) da arte da performance portuguesa
A arte da performance portuguesa surgiu no percurso da investigadora Cláudia Madeira como um imprevisto, um acaso ou acidente, um “efeito de serendipidade”, que a levou a requestionar o objeto de estudo da sua tese de doutoramento dedicado ao Hibridismo nas Artes Performativas em Portugal que desenvolveu no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Foi assim que a sua investigação ganhou um novo percurso imprevisto. Desde 2004 a investigadora começou a pesquisar esta “História” oculta, uma “história-sem-história”, como afirmava Ernesto de Sousa, que se encontra na actualidade em processo de construção e a ganhar visibilidade, quer por via de exposições retrospectivas que têm apresentado alguns artistas e registos deste género artístico, quer por via de um retomado interesse por parte de novas gerações de artistas, performers, curadores e de investigadores.
Este livro agora apresentado pelo ICNOVA, fruto dessa investigação continuada na NOVA FCSH, propõe uma aproximação às histórias da arte da performance made in Portugal, elas próprias no seu caráter “performativas” e “especulativas”, compondo uma leitura aproximada sobre os seus ciclos na História, as suas múltiplas e híbridas ontologias, as relações imbricadas e hibridismos entre a arte da performance e a performatividade social dos portugueses e, ainda, a necessidade iminente da sua documentação num arquivo por vir.
Disponível em acesso aberto aqui.