A Performance e suas Fabulações | Christine Greiner

A Performance e suas Fabulações

A próxima sessão do Seminário Permanente de Performance e Cognição do ICNOVA contará com a presença de Christine Greiner, da PUC São Paulo, que irá falar de “A Performance e suas Fabulações”. O evento decorrerá no dia  27 de junho, pelas 18h00, na Sala 209 do Colégio Almada Negreiros da UNL

Poderá também assistir à sessão online via zoom aqui.

Password: 618821

A Performance e suas Fabulações

Mais do que um género ou linguagem artística, a performance pode ser considerada um operador de desestabilizações com aptidão para inseminar e subverter experiências de dança, teatro, cinema, artes visuais, fotografia, além de inúmeros rituais quotidianos. Nas práticas performativas, a potência do falso não é mera ficção, mas sim, uma estratégia para criar fabulações de narrativas silenciadas e mundos invisibilizados. A crise e a dor, assim como o humor e o sexo, costumam ser ativadores desses empirismos radicais, instaurando novos modos de existência. O objetivo desta sessão é apresentar caminhos que a artista tem estado nos últimos anos, para estudar esses movimentos, transitando entre Orientes e Ocidentes. (CG)

Christine Greiner é professora livre-docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ensina no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica e no curso de Artes do Corpo.  Foi professora visitante em universidades e centros de pesquisa artística em diversos países (Japão, Espanha, França, Portugal e outros), sendo autora de uma dezena de livros sobre arte no Japão, filosofia política do corpo e performances contemporâneas. Entre as suas últimas publicações destacam-se os livros Intoxicações poéticas da Carne com Gal Oppido (2020) e Fabulações do corpo japonês (2017).»