O LEC, Laboratório de Experimentação Cénica do nosso ICNOVA NOVA FCSH, coordenado pelo Professor Paulo Filipe Monteiro, realizou uma sucessão de workshops e cursos, fazendo da prática uma forma de produção de conhecimento tácito e reflexivo. Isto foi de algum modo interrompido pela pandemia. Vamos retomar as atividades.

A partir dos projetos de investigação dos doutoramentos de Miriam Freitas (ICNOVA/Universidade Nova de Lisboa) e Enne Marx (Universidade de Coimbra), ambos com foco nas artes performativas que envolvem diretamente o Clowning, consideramos importante criar pontes e intercâmbios com artistas relevantes para os projetos. André Casaca está presente nos estudos de ambas as investigadoras. O Teatro C’art é um importante centro de pesquisa na Itália e tem total interesse em receber alunos das universidades portuguesas, como já faz com as universidades em Itália. Para os dois projetos de doutoramento, tanto as atividades formativas quanto as artes do espetáculo que André Casaca pode realizar são de extrema valia, e dão a oportunidade de aproximar também os centros de pesquisa das universidades, os cursos, e ainda o TAGV (Universidade de Coimbra), visando futuros intercâmbios neste sentido.

Em Lisboa, o workshop Identidade Cómica do Corpo, decorre de 24 a 27 de outubro, das 10h às 15h na Casa do Coreto – 20 horas;

Em Coimbra, a aula aberta à comunidade académica, decorre a 28 de outubro às 9h15, na sala 11 – da FLUC da Universidade de Coimbra; e no mesmo dia, pelas 21h30, convidamos tod@s para assistir ao espetáculo TRANQUILI!!! (Realização Teatro C’art Comic Education (IT)), na Sala do Carvão, Casa das Caldeiras.

André Casaca nasceu no Brasil, mas reside em Itália desde 1995. Ator, diretor, clown e investigador de teatro. Em Itália, é um dos maiores profissionais de teatro físico e clown. Dedica-se ao teatro há mais de 20 anos e o seu trabalho foi reconhecido em Itália e internacionalmente, no âmbito da formação teatral e universitária. É diretor artístico e pedagógico do Centro Cultural Teatro C’art e colabora com as maiores escolas de teatro profissionais italianas.