No próximo dia 24 de Novembro, pelas 18h, terá lugar no Colégio Almada Negreiros (sala 209) mais uma sessão do Seminário Permanente do grupo Performance e Cognição do ICNOVA. Maria Bartilotti Matos, médica, artista e investigadora, é a convidada desta sessão onde irá refletir sobre o tema “Visão e Vidente: O Corpo-Embrião na Dança”.

Visão e Vidente: O Corpo-Embrião na Dança

O corpo embrionário é um corpo em estado de potência. Incorporando-o, aproximamo-nos da mais pura forma de experimentação. Ao longo na nossa história embriológica não nos limitamos a habitar espaço, nós criamos espaço, incorporamo-lo. A estrutura inicia-se num processo, num movimento que desencadeia a forma. No âmbito do meu doutoramento, dedico-me à investigação de novos paradigmas do movimento, almejando o cultivar de novas relações com o espaço e o tempo através do (re)conhecimento da embriologia. Como artista visitante no Instituto Gulbenkian Ciência, venho a debruçar-me sobre as qualidades dinâmicas que levam à forma nas diferentes fases do embrião.

Maria Bartilotti Matos, médica, teve formação em dança contemporânea. Desde 2017 realiza o curso de doutoramento em Dança na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. A sua pesquisa envolve estudos do movimento numa perspetiva anatómica e ontológica, com ênfase na embriologia. É investigadora do INET-md e artista visitante do Instituto Gulbenkian Ciência.