A primeira sessão de 2023 do Seminário Permanente de Performance e Cognição acontece já na próxima segunda-feira, dia 23 de janeiro pelas 12h, no Anfiteatro 217 do Colégio Almada Negreiros (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa – NOVA FCSH).
Rita Vilhena, coreógrafa, intérprete e investigadora (ICNOVA), é a convidada desta sessão apresentada por Carla Fernandes, coordenadora do grupo de investigação de Performance e Cognição do ICNOVA.
Trocas e Tensões na Criação Autobiográfica – Nether Ballerina
Esta apresentação performativa reflecte sobre a apropriação artística e levanta questões relacionadas com a experiência e história de vida, memória, lugar de fala e performatividade, que são particulares a este projecto e ao mesmo tempo transversais a projectos autobiográficos.
Este seminário serve para partilhar um momento muito desafiante e vulnerável de mostrar (e conversar sobre) um primeiro olhar sobre o processo do filme Nether Ballerina of Rottingdam, que teve como motivo criativo as trocas e tensões entre dois mundos: o da cineasta Demetri Estdelacropolis e o da bailarina contemporânea Rita Vilhena. Procuro a vossa presença para reflectir sobre o potencial evidente que a arte tem para re-escrever uma história, e mais complexo de servir como processo de cura e emancipação da mulher.
Rita Vilhena é coreógrafa, intérprete e investigadora de dança. Já concebeu diversas peças para palco, site specific, para museus/galerias a nível internacional. Ganhou o primeiro prémio Solo Dance Contest (2012) Gdansk Dance Festival. É directora artística da Partícula Extravagante e do Portugal Contact Gathering. Com uma bolsa da FCT é doutoranda em Estudos Artísticos – Arte e Mediações FCSH, e investigadora no grupo Performance e Cognição do ICNOVA.