II CIRA – Conferência Internacional El Ritmo en el Arte | 10 a 12 de maio | Buenos Aires

Salomé Lopes Coelho (ICNOVA), investigadora do GI Performance e Cognição, integra a comissão de organização da II CIRA – Conferencia Internacional El Ritmo en el Arte , que se realiza de 10 a 12 de maio 2023, em Buenos Aires, com apoio do ICNOVA. Para além de Salomé Lopes Coelho, outros três investigadores do ICNOVA (GI Performance e Cognição), apresentam comunicações em torno do tema o Ritmo nas Artes – Sílvia Pinto Coelho, Cláudia Madeira e Pedro Florêncio.

Este encontro, que reúne investigadores de diferentes universidades da Argentina, Austrália, Colômbia, EUA, Espanha, França, Hawaii, Inglaterra, Peru e Portugal, tem como objetivo proporcionar uma instância de intercâmbio de conhecimentos, inquietudes e aspirações de quem se dedica ao pensamento e à criação artística em torno do ritmo.

A organização da  conferência é composta por Aníbal Zorrilla (Universidade Nacional das Artes de Buenos Aires – Artes do Movimento), Belén Errendasoro (Universidade Nacional do Centro da Província de Buenos Aires),  Salomé Lopes Coelho (ICNOVA – NOVAFCSH), Susana Temperley (IIEAC/ Universidade Nacional das Artes de Buenos Aires – Crítica de Artes), Silvia Pritz (Direção Geral do Ensino Artístico, Ministério da Cultura da Cidade Autónoma de Buenos Aires) e Sylvia Edo (Investigadora independente, Catalunha).

Salomé Lopes Coelho apresentará ainda a comunicação intitulada Los ritmos de la materia en el cine. Notas para pensar el rutmanálisis como una herramienta ecocrítica, no segundo dia do evento (11 de maio, Mesa 8) . Na mesma sessão participará a investigadora Sílvia Pinto Coelho (ICNOVA), onde apresentará a Escola de Pro-cras-ti-na-ção.

Pedro Florêncio (ICNOVA), marca presença com a comunicação Depois de Ruhr (2009): modulações rítmicas e hipnose crítica no cinema reparador de James Benning, no dia 10 de maio, Mesa 2; e Cláudia Madeira (ICNOVA), com a comunicação intitulada Romance Familiar ou a Realidade Aumentada de Ana Borralho e João Galante: ritmos (im)possíveis da (meta-)realidade contemporânea, no dia 11 de maio, Mesa 7.

O programa completo pode sem consultado aqui.