A artista, professora e poeta Katia Maciel é a convidada do próximo Seminário Permanente de Performance e Cognição, que acontece já no dia 29 de maio (segunda-feira), às 18h, no Salão Nobre do Colégio Almada Negreiros (NOVA FCSH).
O seminário, intitulado Coleção de EUS, inclui  uma performance – na qual oito performers se movimentam a partir de uma partitura de leitura com ritmos e repetições previstas pela artista – o lançamento do livro e uma conversa com a artista.
A apresentação estará a cargo de Paulo Filipe Monteiro (investigador ICNOVA/ Professor Catedrático NOVA FCSH).

Katia Maciel é artista, poeta e professora titular da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Os seus trabalhos já estiveram em exposição no Brasil e em diversos países. Entre as suas publicações incluem-se A ideia de cinema na arte contemporânea brasileira (circuito, 2020), Instruções para filmes (org. com Lívia Flores, 2013), Poesia e videoarte (com Renato Rezende, 2013), Transcinemas (org. 2009), Cinema Sim (org. 2008), Brasil experimental: Guy Brett (org. 2005), O pensamento de cinema no Brasil (2000) e A Arte da Desaparição: Jean Baudrillard (org.1997), entre outros.
Publicou ainda os seguintes livros de poemas: Colecção de EUS (editora Cultura e Barbárie, 2023), Slides (editora 7Letras, 2022), Plantio (editora 7Letras, 2019), Trailer (editora 7Letras, 2017), Alto-mar (org., editora 7Letras, 2017), Repetir (editora Circuito, 2015) e ZUN (+2 editora, 2012).
Em 2018, a editora Cobogó publicou Katia Maciel, uma antologia com a obra da artista.