𝐒𝐢𝐧𝐨𝐩𝐬𝐞
Este encontro aborda as lógicas de existência que excedem a agência humana, partindo das teorizações do materialismo pós-humano. A crise ambiental permitiu uma reavaliação das críticas que, desde a década de 1960, têm minado a perspectiva androcêntrica, a partir de uma abordagem que considera tanto os processos semióticos envolvidos na ampla rede da existência, como os modos particulares de ser, habitar e criar — incluindo os modos de ser animal, geológico, vegetal, etc. A des-hierarquização do humano tem como consequência a consideração de agenciamentos que revolucionam os fundamentos da produção imaginária e de sentido, a partir do momento em que o homem e a linguagem são deslocados como malha analítica para dar conta das teias interespecíficas que se tecem. Guadalupe Lucero explicitará os fundamentos teóricos desta perspectiva, em diálogo com práticas artísticas e imaginárias que permitem analisar diferentes lógicas de existência.

𝐁𝐢𝐨
Guadalupe Lucero é doutorada em Filosofia (Universidade de Buenos Aires) e mestre em Estética e Teoria da Arte Contemporânea (Universidade Autónoma de Barcelona). É professora de Estética na licenciatura em Filosofia, da Universidade de Buenos Aires, e na licenciatura em Artes Multimédia, da Universidade Nacional das Artes. É investigadora adjunta do CONICET – Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas (Argentina). Actualmente, desenvolve o seu trabalho de investigação na área da estética, a partir de perspectivas materialistas pós-humanas.

Quinta-feira 2 de Novembro de 2023
18h (Lisboa), 15h (Argentina). Online com acesso Zoom em https://tinyurl.com/guadalupelucero
Convidada: Guadalupe Lucero
Apresentação: Salomé Lopes Coelho