Docentes do Departamento de Ciências da Comunicação e o CINENOVA estão a organizar um simpósio interuniversitário de Cinema e Pedagogia que visa fomentar o encontro entre professores/as e estudantes da área do Cinema. O evento decorre nos dias 7, 8 e 9 de Fevereiro no Auditório B1 da NOVA FCSH (Av. de Berna).

O mote do simpósio é aprender a educar com os alunos pelo que se pretende juntar professores/as e estudantes provenientes de todo o país para partilhar práticas e formas de cativar o público académico, perspcetivando desafios colocados actualmente, nomeadamente face às exigências colocadas pela Internet e pelo meio digital.

A participação no evento é livre e incentivada a todos os e as estudantes, de universidades/faculdades e ciclos de estudo distintos.

O encontro surge também como momento que antecipa a edição de 2024 do CINENOVA, que este ano decorre de 15 a 24 de fevereiro na NOVA FCSH. O dia 9 de fevereiro é marcado pela projecção do filme “mapa esquisito” de Jorge Vaz Gomes, obra vencedora da 1.ª edição do CINENOVA em 2019, na categoria de Melhor Filme Português a concurso.

Programa completo do simpósio:

7 de Fevereiro – Tentativas

10h

• Paulo Carvalho (Doutorando na Escola Superior de Teatro e Cinema)
  • Pedro Florêncio (NOVA FCSH)
  • Participantes do Laboratório de Investigação e Criação Partilhada (Labcom – Comunicação e Artes da Universidade da Beira Interior)

14h

• Carlos Natálio (Escolas das Artes da Universidade Católica do Porto)

8 de Fevereiro – Correspondências

10h

• Luís Mendonça e Ricardo Vieira Lisboa (NOVA FCSH)
  • Isabel Medeiros (NOVA FCSH)
  • Margarida Leitão (Escola Superior de Teatro e Cinema)

14h00

• Diálogo com Tomás Santos Maia (Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa)

9 de Fevereiro – Experiências

10h

• Hermínia Sol (Instituto Politécnico de Tomar)
  • Tomás Rebelo (NOVA FCSH)
  • Gonçalo Robalo (Ar.co)

14h

• Júlio Alves & Filipe Roque do Vale (Universidade Lusófona)

17h

• Exibição do filme “mapa-esquisito” (2018) de Jorge Vaz Gomes, com a presença do realizador.
🎥 mapa-esquisito (2018), de Jorge Vaz Gomes
Sinopse
A minha família emigrou para França nos anos 60, mas pouco depois a minha mãe foi obrigada a voltar. Talvez por essa razão mudámos de casa oito vezes e fugíamos sempre que possível para a aldeia, onde a família de França passava férias. Esta inquietude entranhou-se nos meus sonhos desde então e nunca mais os largou. É através das imagens destes sonhos e locais da infância que tento perceber se existe uma geografia possível, para alguém com uma história que parece não pertencer a lugar nenhum.