A terceira sessão dos Seminários online do ciclo Intimidades PúblicasPerformance, performatividades e hibridismo, acontecerá no dia 19 de abril pelas 17h, e terá como convidadas Raquel André/Efémera e Susana Mendes Silva.

Sessão via Zoom, com acesso através do link https://videoconf-colibri.zoom.us/j/96168619917

Este ciclo, organizado pelas investigadoras Cláudia Madeira, Clara Gomes, Liz Vahia e Raquel Madeira (GI Performance & Cognição, do ICNOVA),  procura suscitar o debate acerca das relações entre a Performance Arte e o conceito de Intimidade, aqui perspectivadas em diferentes dinâmicas: enquanto temática, questão central, ferramenta criativa, ou ainda sobre o espectro das relações íntimas –  do privado ao público, até à relação artista-espectador.  Mais informações aqui.

Raquel André | © Afonso Sousa

Raquel André, 1986. É colecionadora, performer, pesquisadora, professora, é artista. Atualmente é doutoranda no Departamento de Estudos Teatrais da Faculdade de Letras – Universidade de Lisboa com bolsa da Fundação para as Ciências e Tecnologia – uma investigação baseada na sua própria prática artística, orientada pela investigadora Paula Caspão. Em 2016 finalizou o Mestrado em Colecionismo nas Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – Brasil, orientado pela artista e pesquisadora Eleonora Fabião. Em 2011 mudou-se para o Rio de Janeiro e isso mudou a sua vida, como artista, mulher e pessoa neste mundo louco. Foi selecionada pelo INOVArt para fazer uma residência artística de 5 meses na Cia dos Atores no Rio e permaneceu por 8 anos. O Brasil deu-lhe a experiência profissional como encenadora – trabalhou em 7 produções com o diretor Bel Garcia, e experiência em curadoria e programação no Centro Cultural – Galpão Gamboa trabalhando com César Augusto, Marco Nanini e Fernando Libonati.

O projeto de 10 anos – Coleção de Pessoas – é um marco inegável na sua trajetória como profissional nas artes cénicas. Um acervo vasto, multidisciplinar e irrepetível que reúne quatro projetos: Coleção dos Amantes, Coleção dos Colecionadores, Coleção dos Artistas e Coleção dos Espectadores. Todas as coleções focam-se na interação de Raquel com os habitantes de um território específico. O seu trabalho percorre amplamente a Europa, América do Norte e América do Sul. Partindo de encontros de um para um, Raquel André pretende construir um arquivo do efémero com espetáculos, performances, conferências, livros e exposições.

Susana Mendes Silva | © João Pádua

Susana Mendes Silva (Lisboa, Setembro 1972) é artista plástica, performer e professora. O seu trabalho integra uma componente de investigação e de prática arquivística, que se traduz em obras cujas referências históricas e políticas se materializam em exposições, acções e performances através dos mais diversos meios de produção. O seu universo contempla e reconfigura contextos sociais diversos sem perder de vista a singularidade do indivíduo. A sua intimidade psicológica ou a sua voz são inúmeras vezes veículos de difusão e recepção de mensagens poéticas e políticas que convocam e reactivam a memória das/os participantes e espectadores. Susana estudou Escultura na FBAUL e frequentou o programa de doutoramento em Artes Visuais (Studio Based Research) no Goldsmiths College, Londres, tendo sido bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian. É Doutorada em Arte Contemporânea, pelo Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, com a tese baseada na sua prática performativa – A performance enquanto encontro íntimo. É professora auxiliar na Universidade de Évora na licenciatura de Artes Visuais e Multimedia e no mestrado de Arquitectura Paisagista. É também investigadora integrada no CEIS20 / Universidade de Coimbra.