CHAMADA DE TRABALHOS | CfP

Publicação e-book – Intimidades públicas – performance e hibridismo (Coleção Olhares -IUC)

O projecto Intimidades públicas – performance, performatuvidades e hibridismo, co-organizado por Clara Gomes, Cláudia Madeira, Liz Vahia e Raquel Madeira, do ICNOVA – Instituto de Comunicação da NOVA, procura suscitar o debate acerca das relações entre a Performance Arte e o conceito de Intimidade, aqui entendido a partir da junção das noções de encontro, presença e sexualidades.

No seguimento das actividades do projecto, procuramos propostas de artigos, ensaios e outros formatos, para uma publicação em formato e-book que, a partir desta temática e da prática artística performativa, pensem sobre questões relacionadas com as definições de “íntimo”, público e privado, a relação artista-espectador, corpo performativo, interior e exterior, transgressão e activismo, corpo e tecnologia.

Convidamos assim à apresentação de textos por parte de artistas e/ou investigadores que têm vindo a reflectir sobre estas temáticas no seu trabalho, tanto académico como artístico, com o intuito de dar a conhecer as suas perspectivas sobre o tema, partilhar os seus processos de trabalho ou propor conhecimentos e agências alternativas surgidas dessa mesma prática criativa. Estamos receptivos a abordagens com formatos académicos tradicionais e a propostas mais experimentais com forte componente visual.

Sobre o tema Performance Arte e Intimidade

A palavra ‘performance’ é cada vez mais abrangente, mesmo dentro do campo artístico. Na sua base, no entanto, sobrevivem ainda as ideias de corpo e presença. A performatividade artística vem criar, mesmo que momentaneamente, um encontro em que artista e obra se desvelam numa relação íntima de partilha artística com quem se predispõe a ela. Na performance revelam-se os poderes do corpo, a sua capacidade de criar um espaço comum, criar relações com outros corpos, revelar um interior, afirmar uma singularidade, por vezes até um posicionamento.

O corpo performativo não é passivo, é antes um corpo-sujeito sensual e crente, composto por afecções e pequenas percepções. Este corpo edifica um espaço, toma posse dessa presença, desse lugar onde se insere, criando ‘um espaço que permite que as coisas sejam’. Daqui o poder prospectivo da performance, onde desejos do que ‘há-de vir’ ou do que ‘pode ser’ se materializam na pura acontecimentalidade das coisas.

Este projecto propõe assim mostrar e debater abordagens alternativas e desafiantes sobre questões que relacionam a performatividade com o íntimo, o desejo, as sexualidades, a representação dos corpos e do sexo, ou as novas tecnologias digitais, a partir do campo fértil da Arte da Performance.

 

Tópicos sugeridos

Performance Arte em relação com:

Sexualidades;

Erotismo;

Afectos;

Tecnologias;

Público e privado;

Intimidade;

Performance um-para-um;

Performance e intimidade online;

Agenciamento na performance participativa;

Extimidade – a mediatização da intimidade;

Performance, intimidade e mediação;

Performance, intimidade e espaço público;

Estética relacional;

Teoria da recepção na performance;

Desejo, identidade e auto-representação;

Intimidade, género e normatividade.

 

Submissão de Propostas

Os resumos devem ser enviados para revisão por pares até dia 1 de Junho de 2024 para: performance.intimidades.publicas@gmail.com

Resumo até 300 palavras, sem identificação ou filiação, com título e cinco palavras chave em ficheiro pdf. 

São aceites propostas de artigos, ensaios e outras propostas que utilizem formas visuais, gráficas, fotográficas, documentais e/ou textuais. 


A publicação está prevista para final de 2024 e os capítulos finais deverão ser enviados até dia 1 de Setembro.

Línguas:  Português, Inglês, Francês e Espanhol

Formatação: Ficheiro Word, até 7.000 palavras, incluindo resumo até 300 palavras. Letra Calibri, corpo 12, espaçamento 1,5; justificado. Referências Bibliográficas APA (última versão). 

Os créditos das imagens são da responsabilidade dos autores.



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